Ofertas de Emprego Motor Digital Fotografia
Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a utilização de cookies. X
Ofertas de emprego > Recursos Úteis > Currículo > Fazer um Curriculum Vitae Modelo Europeu

Fazer um Curriculum Vitae Modelo Europeu

Criar um Curriculum Europeu

 

google+ linkedin reddit

O Curriculum Vitae Europeu é hoje o principal documento que comprova as nossas competências e formação perante as empresas dos diversos estados membros da União Europeia.


O Modelou Europeu também designado Europass nasceu em 1998 num Fórum sobre a Transparência das Qualificações co-organizado pela Comissão Europeia e o Cedefop (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional). Depois de várias reuniões e consultas aos diversos estados membros, é lançado oficialmente o sítio na Internet do Europass no ano de 2005. De então para cá o site tem sofrido melhoramentos e também mudanças na sua imagem gráfica.



Onde posso criar o meu CV Europass?

Você pode criar um currículo Europass através de um modelo que já tenha ou que encontre na Internet, mas a maneira mais simples é criá-lo diretamente no site do Europass. Este site tem uma ferramenta de construção do CV totalmente gratuita e nem precisa de criar uma conta no respetivo site. Se fizer o curriculum vitae no seu computador pessoal e por ventura uns dias depois precisa de o corrigir, a ferramenta do Europass guarda o seu modelo em cookies do seu navegador, para que não tenha que recomeçar tudo de novo.


Com a última atualização do editor do Europass foram adicionados outros documentos que agora pode criar além do curriculum vitae. Agora pode também criar um Passaporte europeu de competências, um Passaporte de línguas e uma Carta de motivação.


Do lado esquerdo seleciona o tipo de documento que quer criar, ao centro tem a visualização do seu documento e do lado direito adiciona os campos e o conteúdo necessário. Tenha atenção na ordem dos elementos uma vez que os mais recentes devem surgir em primeiro lugar. Não se esqueça também de informar se tem carta de condução, adicione uma fotografia de rosto e eventuais anexos como certificados de habilitações ou diplomas.


Depois de finalizar o seu CV Europass pode pré-visualizá-lo e verificar se está tudo inserido corretamente e nos devidos lugares. Depois no canto inferior direito selecione o tipo de ficheiro em que pretende descarregar o seu CV clicando no botão ‘Descarregar’.


om uma cópia do documento em formato DOC e também PDF. O primeiro é uma salvaguarda que você tem no caso do navegador não ter guardado a última versão no site do Europass. Com o ficheiro DOC você pode editar o seu CV em qualquer programa de edição de texto como o Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice, etc. O documento PDF é apenas de visualização não permitindo a sua edição de forma simples, é o ideal para enviar para as empresas nas suas candidaturas.


Quando devo utilizar o CV Europeu?

O CV Europass deve ser utilizado quando solicitado ou no caso de não haver nenhuma referência especifica sobre o tipo de CV. Deve submete-lo a uma candidatura a um emprego dentro da União Europeia.


Dicas de Formato e Conteúdos

O seu Currículo Modelo Europeu não deve exceder as 2 a 3 páginas. Ao realizar o seu curriculum vitae deve realçar o que realmente é importante em relação ao cargo que procura, e realçar também as suas qualidades pessoais.


No momento da elaboração do seu CV deve apagar os parâmetros que não incluem conteúdo e não deve acrescentar factos que não sejam reais, uma vez que poderá cair em descrédito aquando da entrevista. A sua impressão deverá ser feita em papel branco.


O seu curriculum vitae deverá ser claro, breve e com frases curtas, concentrando-se nos elementos importantes de formação e experiência profissional. Não é obrigatório a inclusão de fotografia, mas achamos que deverá inclui-la sempre, até para criar um aspecto mais profissional e cuidado.


Na conclusão da elaboração do seu CV Europeu deverá retificar o mesmo para que possa identificar possíveis erros ortográficos e assim corrigi-los atempadamente. Sugerimos também que o partilhe com uma terceira pessoa (familiar ou amigo) para que possa saber se de facto ele está cativante, breve e claro.


Juntamente com o seu Curriculum Vitae Europeu poderá acompanhar uma Carta de Apresentação manuscrita, que poderá utilizar numa candidatura a um anúncio de emprego de jornal, ou mesmo numa candidatura espontânea.


Onde criar um CV na Internet


Onde criar um Curriculum Vitae Modelo Europeu na Internet




Leia também