Ofertas de Emprego Motor Digital Fotografia
Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a utilização de cookies. X
Ofertas de emprego > Recursos Úteis > Tendências > O mercado de trabalho mudou, conheça as tendências

O mercado de trabalho mudou, conheça as tendências

O mercado de emprego mudou conheça as tendências

 

google+ linkedin reddit
por em

As tendências provocam alterações que podem ser súbitas ou mais lentas, e que acabam por influenciar todo um sistema a mudar o seu rumo.


Na televisão ouvidos todos os meses sobre as tendências da moda, dos mercados internacionais, da dívida soberana e de outras centenas de coisas que são influenciadas pelo homem. Tal como estes exemplos também o emprego sofre alterações quer sejam de visão, tecnológicas, oferta e procura, económicas, entre outras.



Tudo isto serve para explicar que o mercado de emprego também é tendencial e pode mudar a qualquer momento, mais rapidamente ou lentamente, em várias zonas territoriais ou apenas isoladamente, afetando vários setores, afetando apenas alguns setores ou num todo.


O emprego estável para o resto da vida tinha os dias contados e eles acabaram. É preciso reinventar empregos de outras formas e os jovens estão a cuidar disso. Obviamente nem todos têm essa capacidade ou nasceram para ser patrões ou empreendedores, mas cada um faz o que pode para ter o seu emprego.


A crise colocou a nu as fragilidades do emprego

Há 20 anos atrás não havia a Internet que há hoje e os jornais eram praticamente a única fonte de empregos. Tudo mudou e continua a mudar mesmo por baixo do nosso nariz - será que estamos atentos?


Em 2010 o mercado de trabalho sofreu os primeiros grandes sinais de declínio, tornando-se mais grave no ano de 2011, e piorando a cada ano que passava. A ineficácia das medidas aplicadas sobretudo em países com dificuldades económicas, veio agravar o desemprego e colocar a nu muitas fragilidades não só desses países mas do mercado em geral.


Muitos negócios foram criados desde então mas ainda estão longe da maturação ou da criação de emprego em quantidades palpáveis. Vai demorar uns anos até percebermos quais destes investimentos irão conseguir perdurar no tempo e se terão condições para contratar pessoal. Para já é uma vitória haver pessoas com coragem para se lançarem em negócios numa altura que parece adversa.


A tecnologia dá emprego mas retira outros

Estamos numa era muito avançada tecnologicamente que às vezes nem nos apercebemos do que está a acontecer em grandes empresas mundiais que controlam as principais cadeias económicas do mundo. Os empregos estão a ser ameaçados pela tecnologia e é preciso repensar o que será necessário fazer para haver um futuro com mais empregos.


Sendo que estamos numa realidade cada vez mais digital é normal que os empregos em tecnologia existam a pontapé. Isto é uma realidade que irá durar bastante tempo e não se adivinha que vá algum dia parar. Portanto se tem um filho ou quer reentrar no mercado de trabalho, as tecnologias são uma boa aposta.


Por outro lado a tecnologia rouba empregos em setores de produção onde a automatização de processos é passível de implementar como são os casos dos bens alimentares, logística, gestão de tráfego, etc.


Mas há mais áreas que durante os próximos anos vão continuar a empregar, nomeadamente Saúde, Utilidades, Vendas, Sectores Técnicos e Científicos e Energias.


O que devo fazer para estar preparado(a) para esta nova realidade?

Há muita coisa que pode ser feita, e muito por onde escolher e enquanto isso for possível nem tudo é mau.


Seja mais tecnológico(a)

Por mais voltas que dêmos ao texto vai sempre acabar em tecnologia. Você tem que se ‘agarrar’ mais a ela, já deixou de ser brincadeira de criança - é algo muito sério.


Abrace o trabalho remoto

Este tipo de trabalho está cada vez mais na moda e está para durar. Hoje as empresas e mesmo os particulares requerem a prestação de serviços ao melhor preço, com rapidez e sem contratos burocráticos. Através da Internet é possível trabalhar para qualquer parte do mundo, mantendo uma certa atividade e sempre é possível ganhar algum dinheiro com isso.


Esteja atento às reformas

Durante os próximos anos é espectável que muita gente abandone os seus empregos para ir para a reforma, não só cá como em muitos países onde existe uma grande população idosa. Vá apalpando o terreno para essa possibilidade, ganhe reputação e seja recompensado.


Cuidado com o rasto que deixa na Internet

Cada vez mais o recrutamento vai passar pela Internet e todo o seu histórico estará visível para as empresas. Você tem de estar consciente que a informação é partilhada por inúmeras organizações e que os seus dados devem bater certo num lado e noutro.


Tenha também cuidado com as palavras quando escreve nas redes sociais uma vez que são bastante utilizadas pelas empresas para obter mais informações dos candidatos.